quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Chat



Chat  é um termo em inglês que pode ser traduzido como “bate-papo” (conversa). 

É uma ferramenta de comunicação síncrona, ou seja, em tempo real, que possibilita que diversos usuários utilizem, simultaneamente, o mesmo canal para conversar online. Cada participante digita um argumento que, ao ser enviado, é visto pelos demais. 

Os chats podem ser divididos em salas temáticas e conduzidos por um moderador ou podem ser combinados em grupos distintos que precisem conversar sobre determinado assunto. Há algumas especificidades permitidas, como o envio de mensagem privada a alguém selecionado dentre os demais integrantes. 

Quando, num chat, é possível visualizar e ouvir a pessoa com quem se comunica, através de uma webcam (câmera) e um microfone, é chamado de videochat, ou videoconferência. 

O chat é uma das muitas ferramentas interacionais que podem ser utilizadas a serviço da educação. Segundo Geraldini (2005) “o uso do chat educacional se constitui num instrumento útil para apropriação de novas formas de organizar e administrar os relacionamentos interpessoais e nos apropriarmos de novos modos de interação social em um ambiente voltado à construção conjunta do conhecimento”. 

O chat educacional possibilita que o professor observe, na discussão, o fluxo comunicativo e a apropriação de conteúdo pelos alunos, que, por sua vez, constroem conhecimento na interação com as escritas/enunciados dos colegas. 

Referências 

Chat. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2014. Disponível em http://www.infopedia.pt/$chat , acesso em 24/08/14. 

Conceito de chat. Disponível em http://conceito.de/chat , acesso em 24/08/14. 

GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Chat Educacional: Que espaço é esse? In Signum: Estud. Ling., n. 8/1, p. 39-70. Londrina: 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário