quinta-feira, 28 de agosto de 2014

WebQuest




Você sabe o que é WebQuest?


De acordo com o Prof. Bernie Dodge, da Universidade Estadual de San Diego (EUA), e criador desse conceito, WebQuest é “uma técnica de ensino baseada na Internet” (DODGE, 2006). Nas palavras de Rocha (2007, p.4), WebQuest é “uma metodologia voltada a reformular a maneira como os professores e alunos interagem com a informação”.

Segundo essa metodologia, os próprios alunos realizam pesquisas na internet sobre determinado assunto, a partir de orientações dadas pelo professor, sendo possível, inclusive, incluir videoconferências como fontes de informação para a realização da tarefa proposta.

Uma WebQuest é composta de uma página na Web, elaborada pelo professor, contendo a apresentação de uma determinada atividade que deve ser realizada a partir de um conteúdo trabalhado na sala de aula, cujo objetivo principal é o de “aproximar o assunto da realidade do aluno”, levando-se em consideração que “a pesquisa é orientada com base em websites previamente selecionados pelo professor (mas não somente neles) e desenvolvida com base em roteiros elaborados pelo professor tendo como intenção conduzir o aluno ao processo de construção do conhecimento” (ROCHA, 2007, p.60).

A WebQuest, portanto, “pretende ser uma metodologia que engaje alunos e professores no uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores e a produção de materiais” (DODGE, 1995, p. 3, apud ROCHA, 2007, p.60).

Ao realizar várias atividades de pesquisa, partindo de conteúdo originado na internet, os alunos aprendem de forma significativa, construindo novos conhecimentos.

As WebQuests podem ser realizadas com alunos de todas as idades, desde a educação básica, até o ensino superior, sendo consideradas ferramentas de autoria, com uma série de ganhos para a aprendizagem, tais como: autonomia, autoconhecimento, auto-avaliação, formação da consciência crítica, só pra citar algumas.



Como o professor pode utilizar essa ferramenta em sala de aula?


Para que o professor possa incentivar os seus alunos a realizar pesquisas direcionadas na internet, construindo conhecimento de forma significativa, utilizando essa proposta de ensino, é preciso seguir alguns passos (descritos por DODGE, 2006):

1. Introdução: Apresente para o aluno o tema da pesquisa, oferecendo informações sobre o assunto;

2. Tarefa: Proponha uma atividade que gere interesse e seja possível de se realizar dentro do prazo combinado;

3. Processos: Descreva, de forma clara, cada um dos passos que os alunos devem seguir a fim de realizar a tarefa proposta de forma adequada;

4. Recursos: Reúna fontes com informações relacionadas com a pesquisa, e apresente-as aos alunos, para que estes possam realizar a tarefa solicitada. Uma vez que você explicita as formas e locais de busca de informações, os alunos não ficam navegando à toa, sem direcionamento, na internet. Além disso, oriente os alunos sobre como organizar as informações que estão apreendendo. Isso pode ser feito por meio da elaboração de esquemas, como o uso de mapas mentais, ou pelo preenchimento de planilhas ou diagramas;

5. Avaliação: Apresente critérios claros de correção e pontuação da atividade proposta. Explique o que você espera dos alunos e como fará a atribuição de notas;

6. Conclusão: Dê um fechamento para a atividade, concluindo-a de forma a explicitar o conhecimento recém-adquirido pela realização da tarefa proposta, e a auxiliar os alunos a generalizarem esse aprendizado para outras áreas.

7. Créditos: Cite as fontes consultadas para a formulação da WebQuest, e deixe um agradecimento às pessoas/instituições que colaboraram com você nesse trabalho.



Clique nos links abaixo para você ter acesso a modelos de WebQuests:


WebQuest Insetos

WebQuest Frequência Cardíaca



Quais os objetivos pedagógicos no uso das WebQuests e o que não devemos pretender com elas?


É preciso esclarecer que o objetivo da utilização das WebQuests como metodologia de aprendizado não é a cópia de conteúdo pesquisado na internet, a realização de resumos, ou o mero repasse de informações (ROCHA, 2007). As WebQuests devem ser aplicadas com a finalidade de lançar os alunos “a explorar o conteúdo de forma verdadeiramente ativa, questionando, sugerindo, formulando hipóteses e principalmente produzindo e reconstruindo o seu próprio conhecimento com base no conteúdo inicialmente coletado” (ROCHA, 2007, p. xiii).

E você já faz uso das WebQuests na sua prática pedagógica? Quer saber mais sobre a elaboração e usos das WebQuests? Deixe seu comentário abaixo, e continue acompanhando nossas próximas postagens…

Até logo!

Cibele Cecconi Sousa-Sousa




Referências Bibliográficas


DODGE, B. Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet. Tradução de Jarbas Novelino Barato. 2006. 4 p. Título original: WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning. Disponível em: <http://www.dm.ufscar.br/~jpiton/downloads/artigo_webquest_original_1996_ptbr.pdf>. Acesso em 24 ago. 2014.

MEC-Seed. Recursos da internet para a educação: WebQuest. Brasília, DF: Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/webquest/>. Acesso em 26 fev. 2014.

ROCHA, L. R. A concepção de pesquisa no cotidiano escolar: possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa. 2007. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/handle/1884/10182>. Acesso em 24 ago. 2014.

TEIXEIRA, J. WebQuest: possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa. 2012. 58 f. trabalho de Conclusão de Curso - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/95755/000914787.pdf?sequence=1>. Acesso em 24 ago. 2014.




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