terça-feira, 26 de agosto de 2014

Treinamento de Tutores - Uso Educacional da Internet
Plínio de Oliveira Fassio

Web 2.0 no Ensino Superior

A Internet começou a funcionar, incipientemente, nos finais dos anos 60. Com a introdução do navegador Mosaic, em 1993, começou uma nova fase de navegação na rede, a que agora muitos denominam de Web 1.0. Embora este modelo de utilização tenha atingido o seu pico em menos de 10 anos, ele será seguramente recordado como um ponto de viragem na história da sociedade e da comunicação humana.
A tecnologia em que a Web 1.0 se baseia é ao mesmo tempo “tradicional” e revolucionária: por um lado, tira proveito do modelo da imprensa escrita usado há Séculos, por outro permite distribuir conteúdos a custos muitíssimo baixos, ou mesmo nulos.
O termo “Web 2.0” usa-se para descrever uma nova fase da rede eletrônica mundial, em que os produtores de software dispõem das ferramentas para criar sítios Web que têm a mesma aparência e o mesmo comportamento dos programas que tradicionalmente corriam nos computadores pessoais. A própria Web passou a ser a plataforma que oferece os serviços e os programas.
As ferramentas Web 2.0, para além da visibilidade social que têm tido desde há anos, estão a ser alvo de muita atenção nos meios ligados ao Ensino e à Educação (Alexander, 2006). A utilização deste tipo de tecnologias tem permitido a construção de novos espaços de construção de conhecimentos, e tem permitido alargar o tempo em que as aprendizagens podem ocorrer.
A utilização das tecnologias de Web 2.0 no Ensino Superior pode servir para promover a autonomia dos alunos, as suas capacidades para trabalharem de forma colaborativa e a eficácia pedagógica do processo de ensino-aprendizagem. Mas a simples utilização de novas tecnologias em atividades de sala de aula tradicionais não produz, por si só, resultados positivos na aprendizagem dos alunos, sendo necessário adaptar as práticas educativas às potencialidades oferecidas pelas novas ferramentas, criando novas dinâmicas de interação social e de colaboração. É nossa convição que às ferramentas inovadoras que emergem no momento, tem de necessariamente se associar também estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem: só dessa forma, se poderá estar à altura dos desafios que a Educação no Ensino Superior para a Geração Net exige.
Em relação à evolução tecnológica, a visão de Web 2.0, enquanto conceito e  atitude que se desenvolvem nas idéias de colaboração entre os sujeitos, oferece condições adequadas para o desenvolvimento de uma proposta de ensino-aprendizagem que poderá atender plenamente as demandas da Sociedade do Conhecimento. Nesse contexto, é necessário que o perfil do trabalho do conhecimento leve em consideração o desenvolvimento de competências que envolvem autonomia na aprendizagem, disciplina, criatividade, capacidade de se adaptar à mudança, colaboração, manejo das TIC, etc. Portanto, os recursos e serviços apresentados e disponibilizados pela web 2.0 podem ser aplicados como ferramentas de apoio para a viabilização de um ambiente  ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado e preparado para acompanhar e corresponder às demandas e expectativas das gerações em formação e nos diversos ambientes educacionais.

Referência
Simões, L.; Gouveia, L. Geração Net, Web 2.0 e ensino superior, in Freitas, E. e Tuna, S. (Orgs.) (2009). Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Edição especial Cadernos de Estudos mediáticos, n. 6. Edições Universidade Fernando Pessoa, pp 21-32. Disponível em: <http://homepage.ufp.pt/~lmbg/com/ls_cem6_09.pdf>. Acesso 24 de agosto de 2014.

Pereira, M. A. F; Ferreira L. P. S.; NTIC E EDUCAÇÃO: WEB 2.0 - 2o. Simpósio de Comunicação e Comunicação. Disponível em: < http://ww3.unit.br/simposiodeeducacao/files/2011/08/texto_max-e-lucaas.pdf >. Acesso 24 de agosto de 2014.

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