Treinamento de Tutores - Uso Educacional da
Internet
Plínio de Oliveira Fassio
Web 2.0 no Ensino Superior
A Internet começou a
funcionar, incipientemente, nos finais dos anos 60. Com a introdução do
navegador Mosaic, em 1993, começou uma nova fase de navegação na rede, a que
agora muitos denominam de Web 1.0. Embora este modelo de utilização tenha
atingido o seu pico em menos de 10 anos, ele será seguramente recordado como um
ponto de viragem na história da sociedade e da comunicação humana.
A tecnologia em que
a Web 1.0 se baseia é ao mesmo tempo “tradicional” e revolucionária: por um
lado, tira proveito do modelo da imprensa escrita usado há Séculos, por outro
permite distribuir conteúdos a custos muitíssimo baixos, ou mesmo nulos.
O termo “Web 2.0”
usa-se para descrever uma nova fase da rede eletrônica mundial, em que os
produtores de software dispõem das ferramentas para criar sítios Web que têm a
mesma aparência e o mesmo comportamento dos programas que tradicionalmente
corriam nos computadores pessoais. A própria Web passou a ser a plataforma que
oferece os serviços e os programas.
As ferramentas Web
2.0, para além da visibilidade social que têm tido desde há anos, estão a ser
alvo de muita atenção nos meios ligados ao Ensino e à Educação (Alexander,
2006). A utilização deste tipo de tecnologias tem permitido a construção de
novos espaços de construção de conhecimentos, e tem permitido alargar o tempo
em que as aprendizagens podem ocorrer.
A utilização das
tecnologias de Web 2.0 no Ensino Superior pode servir para promover a autonomia
dos alunos, as suas capacidades para trabalharem de forma colaborativa e a
eficácia pedagógica do processo de ensino-aprendizagem. Mas a simples utilização
de novas tecnologias em atividades de sala de aula tradicionais não produz, por
si só, resultados positivos na aprendizagem dos alunos, sendo necessário
adaptar as práticas educativas às potencialidades oferecidas pelas novas
ferramentas, criando novas dinâmicas de interação social e de colaboração. É
nossa convição que às ferramentas inovadoras que emergem no momento, tem de
necessariamente se associar também estratégias inovadoras no processo de
ensino-aprendizagem: só dessa forma, se poderá estar à altura dos desafios que
a Educação no Ensino Superior para a Geração Net exige.
Em relação à evolução
tecnológica, a visão de Web 2.0, enquanto conceito e atitude que se
desenvolvem nas idéias de colaboração entre os sujeitos, oferece condições
adequadas para o desenvolvimento de uma proposta de ensino-aprendizagem que
poderá atender plenamente as demandas da Sociedade do Conhecimento. Nesse
contexto, é necessário que o perfil do trabalho do conhecimento leve em
consideração o desenvolvimento de competências que envolvem autonomia na
aprendizagem, disciplina, criatividade, capacidade de se adaptar à mudança,
colaboração, manejo das TIC, etc. Portanto, os recursos e serviços apresentados
e disponibilizados pela web 2.0 podem ser aplicados como ferramentas de apoio
para a viabilização de um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem
informatizado e preparado para acompanhar e corresponder às demandas e
expectativas das gerações em formação e nos diversos ambientes educacionais.
Referência
Simões, L.; Gouveia,
L. Geração Net, Web 2.0 e ensino superior, in Freitas, E. e Tuna, S. (Orgs.)
(2009). Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Edição especial
Cadernos de Estudos mediáticos, n. 6. Edições Universidade Fernando Pessoa, pp
21-32. Disponível em: <http://homepage.ufp.pt/~lmbg/com/ls_cem6_09.pdf>. Acesso 24 de
agosto de 2014.
Pereira, M. A. F; Ferreira L. P. S.; NTIC E EDUCAÇÃO: WEB 2.0 - 2o. Simpósio de Comunicação e Comunicação. Disponível em: < http://ww3.unit.br/simposiodeeducacao/files/2011/08/texto_max-e-lucaas.pdf >. Acesso 24 de agosto de 2014.
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