terça-feira, 26 de agosto de 2014

Redes Sociais e seu papel no desenvolvimento científico

Desde o início dos tempos, a reunião entre indivíduos em grupos com mesmo interesses sejam eles sociais, de trabalho, religiosos dentre outros existiu. No entanto  com o avanço da rede de informações atrelada ao uso da internet, houve a criação de diversos grupos de relacionamento virtual, que posteriormente foram chamados “redes sociais”, com uma grande diferença, encontros que eram feitos presencialmente, hoje são mediados pelo acesso a internet, podendo um individuo estar fisicamente distante dos outro membros desse grupo.
Hoje existem redes sociais, de relacionamentos, comércios eletrônicos e até mesmo para o desenvolvimento científico.
A definição de redes sociais apresentada por Marteleto (2001) contempla a idéia
de compartilhamento de valores e interesses que, para promover o fortalecimento da rede, dependem do compartilhamento da informação e do conhecimento.
No que tange o desenvolvimento científico, escopo principal desse trabalho, existem grupos de discussão bastante interessantes nos quais, os pesquisadores compartilham desenvolvimentos, técnicas, artigos científicos de forma gratuita e informações colaborativas, fato esse corroborado por Lemos (1999)  que afirma que a formação de redes é o formato organizacional mais adequado para promover o aprendizado intensivo para a geração de conhecimento e inovações.
Em suma, o uso das redes sociais, tem se desenvolvido de forma muito rápida na sociedade, tornando assim, uma grande aliada no desenvolvimento técnico científico e social entre pessoas de todas as esferas sociais, profissionais e acadêmicas.

       

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES,Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (Org.). Informação e globalização na era do conhecimento . Rio de Janeiro: Campus, 1999. cap. 5, p. 122-144

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001
           
   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário