quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Hipertexto e Hipermídia

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE HIPERTEXTO E HIPERMIDIA


Em tempos digitais a escrita possui formatos diversificados e avançados. Os textos escritos assumem múltiplos significados e características próprias. Ela não se atém apenas nos códigos escritos, mas possui uma fusão dos meios comunicacionais. A escrita virtual se compõe de recursos diversos que contribui para o desenvolvimento da autonomia do leitor. A leitura no ambiente digital se caracteriza pela conexão de textos variados, bem como de outros elementos como recursos áudio visuais, imagens, gráficos etc.

O termo hipertexto designa uma forma não linear de apresentar a informação textual, a partir de links em imagens ou palavras-chave. Um hipertexto pode conter, além do texto alfabético tradicional, sons, imagens (estáticas ou dinâmicas), animações, gráficos, programas etc, recebendo, nesse caso, o nome de hipermídia.
Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/hipertexto/index.php/artigos-tecnicos/126-hipertexto.html

O hipertexto redefine a relação entre o texto e o leitor. Este último não age como sujeito passivo diante do texto, mas torna-se um leitor ativo na medida em que intervém na informação e faz sua pesquisa de tal modo que não há regularidade textual característicos dos textos tradicionais.


“Hipermídia é uma extensão do conceito de hipertexto, visando incluir informação não necessariamente textual, tais como as representações imagéticas, animação, vídeo e som.” (Suely Fragoso)
“É uma forma de apresentação não-linear e heterogênea de informação, o que a torna mais flexível na representação de conteúdo didático. Na educação sue uso é de fundamental importância dado seu uso cada vez maior na Internet; em breve, a rede mundial de computadores será, possivelmente, o meio mais importante, pelo qual a educação à distância, alcançará professores e alunos, em especial no que se refere à educação continuada de profissionais residentes longe dos grandes centros urbanos.” Disponível em: Joni A. Amorim / Carlos Machado / Mauro S. Miskulin / Rosana G. S. Misculin


O hipertexto e a hipermídia favorecem a interação do leitor com o conteúdo e apresenta este nos diversos formatos. Os links presentes no hipertexto atribuem sentido à leitura proporcionando ao leitor ir além do texto principal. Da mesma forma, a hipermídia com os estímulos diversos possibilita a construção de um caminho específico na apreensão do texto. Estes recursos tornam a atividade de leitura uma relação dialógica na qual o leitor infere e interfere no processo de assimilação e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário